Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Peça Sobre Gays e Judeus no Incubadeira

Estreou essa semana a primeira Incubadeira do segundo semestre de 2011 - BENT.
No início do ano, em maio, para ser mais precisa, eu tive o prazer de ter a minha peça selecionada pelo Projeto Incubadeira, "Entre Dois Pares de Olhos", realizado pelo curso de Teatro da UniverCidade - Campus Lagoa.
Foi uma experiência indescritível, me fez crescer como atriz e pessoa, e me deu a coragem para assumir o meu prazer pela escrita.

Agora nesse segundo semestre, foram selecionadas outras três peças para participarem do projeto e entrar em cartaz no quinto andar do prédio anexo da faculdade, localizada em Ipanema.

A primeira das três é a peça BENT - de Martin Sherman.
Dividindo a direção estão Eduardo Rios e Julia Stockler.


                                        

  Na foto: Rodrigo Miranda, André Mansur, Tiago Marinho, Eduardo Rios.

Fiz uma entrevista com o Eduardo na semana passada, as vésperas da sua estréia.

Eduardo me contou que a idéia de montar esse texto foi de um dos atores da peça, Felipe Cabral:
"Ele é o idealizador do projeto, viu uma montagem da peça há uns dois anos e amou o texto" - contou Eduardo.
Essa mesma montagem, mas com diferentes atores voltou a entrar em cartaz do Rio, e Eduardo resolveu assisti-la, a pedido do Felipe. Também amou o texto. Resolveram se inscrever no projeto e foram escolhidos.
O texto teve que ser adaptado e cortado, devido ao tempo de duração das peças apresentadas no Incubadeira - máximo de 40 minutos.

Eduardo: "É um texto de nuances, muito delicado... a primeira impressão pode ser a de que essa é uma peça sobre nazismo, ou uma peça gay, porque os personagens são homossexuais, mas é tão mais que isso. A peça tem muitas camadas, e lida com uma questão muito elementar, pois fala da violência, da crueldade, o que é muito atual. O próprio preconceito mesmo. A questão em relação a homossexualidade é muito atual. E eu acho que o Bent é um bom recurso para esse movimento que está ganhando espaço".

Eduardo já fez assistencia de direção e direção de esquetes, mas de uma peça é a primeira vez. Ele divide a direção com a também atriz Julia Stockler e afirma estar bem feliz com a parceria.
"A Julinha é minha amiga há muito tempo, nós já trabalhamos muito juntos... eu admiro muito a visão artística dela para as coisas".

O grupo teve apenas pouco mais de um mês de ensaios. Começaram com trabalhos de dinâmica, por se tratar de um texto muito delicado. Como nunca havia trabalhado como diretor ou mesmo como assistente, com um texto tão dramatico, Eduardo disse não ter um método específico: "Eu tentava criar situações nesses primeiros ensaios que pudessem potencializar os atores em cena, para prepara-los para trabalhar com o texto. Pegando circunstâncias e fazendo improvisações em cima das cenas... eu queria transformar o texto em ação concreta, um memória de algo bem concreto para eles trabalharem."

Sinopse da peça:
Ambientado na Alemanha em plena ascensão de Hitler, Bent do escritor americano Martin Sherman, relata a luta de Max, um jovem adulto alemão e homossexual, pela sua sobrevivência após ser mandado para um campo de contração Nazista. Após  passar dois anos foragido, vender todos os seus pertences e perder violentamente seu companheiro, o protagonista redescobre o amor e o usa como alimento para sobreviver no lugar mais improvável: Auschwitz.

Eduardo destaca uma cena na qual os dois personagens protagonistas têm uma relação sexual dentro do campo de concentração, apenas verbalmente. Eles não se tocam e nem se olham:

"Eles vão achando alternativas para se relacionar, é bonito como eles conseguem se envolver dentro de um ambiente muito hostil... Não tem cenas de nú, nem de beijo entre homens, porque o texto já é muito forte, então eu acho que não tem nem necessidade, porque senão ficaria tudo muito pesado. O texto é muito denso, muito trágico, ele por si só basta." 

Eu perguntei para o Eduardo o que ele pensa sobre o Projeto Incubadeira e a estrutura que a faculdade nos dá para realiza-lo:

"O Projeto Incubadeira é um bom projeto, mas ele ainda precisa ser aperfeiçoado em muitos aspectos. A gente tem pouca infraestrutura. Por exemplo, nós temos uma sala só, o que a faculdade nos dá de iluminação é muito pouco, as condições técnicas são primitivas. Mas é uma ótima iniciativa. Eu acho um ótimo projeto, é um espaço legal para a gente experimentar, é um espaço despretencioso e que você pode botar em prática as coisas que você está aprendendo na faculdade e ir experimentando com pessoas que você está conhecendo também. Eu acho uma iniciativa ótima. É um lugar que eu me sinto a vontade para exercer uma função que eu não tenho muito experiência e ainda mais com um texto como o Bent. Esse é o legal do Projeto Incubadeira, para os atores também. Mas eu acho que técnicamente, ele poderia ser mais estruturado."

Por que as pessoas deveriam assistir à sua peça?

Eduardo: "Esse é um texto muito delicado, muito bem escrito, que deveria ser mais conhecido. Poucas pessoas conhecem esse texto, e ele é muito bom. Os meu atores são ótimos. O nosso processo de contato com o texto está sendo muito legal. Esse texto é um veiculo muito potente par nos colocar na relação do jogo da cena.
Rodrigo Miranda (ator da peça):  "Eu estou muito feliz de estar nessa montagem, nós somos todos amigos, nos conhecemos há algum tempo, e estar na faculdade, estudando, conhecendo novas formas de trabalho, e podendo experimentar isso tudo aqui no Incubadeira é muito bom. O legal desse projeto é isso, a gente pode experimentar o que a gente estuda aqui e com os nossos amigos."

Tiago Marinho (ator da peça): Nós queríamos mais tempo, se as peças tivessem sido selecionadas antes, teriamos 2 meses. Nós tivemos apenas 4 semanas, desde o dia que soubemos o resultado até a nossa estréia.

A peça "Bent" estreou no dia 10 de outubro e fica em cartaz até o dia 21 de outubro.
De segunda a sexta-feira, às 17:45hs no prédio Anexo da UniverCidade, Campus Lagoa.
Rua Sadock de Sá, nº 318; 5º andar.

Ficha Técnica:

Direção:
Eduardo Rios - 7º período e Julia Stockler - 4º período

Atores:

André Mansur - 2º período
Felipe Cabral - 4º período 
João Pedro Zappa - 4º período
Rodrigo Miranda -3º período
Thiago Marinho- 3º período.


                         
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário