Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amor De Livros - Exposição


Há alguns dias atrás andando pelos corredores da minha faculdade, UniverCidade, me deparei com uma linda exposição... "Amor de Livros". Fiquei encantada com o trabalho da artista plástica Gabriela Irigoyen, e tive que marcar uma entrevista para falar para vocês sobre esse trabalho tão sensível.



Gabriela é Artista Plástica, formada no Curso de Gravura pela UFRJ, professora e encadernadora de arte, ou seja, cria livros únicos utilizando variadas técnicas artísticas. Atualmente além das suas exposições, também da aulas de encadernação.
A artista já participou de várias exposições coletivas, mas "Amor de Livros" é a  sua primeira exposição individual e conta com 20 peças.
Gabriela já utilizava os livros como suporte para as suas obras, mas o tema "Amor" foi inédito em seu trabalho.
"Eu utilizei os livros para interpretar um sentimento" - afirmou Gabriela.

O convite para a exposição, que ocorreu em Fevereiro de 2011, partiu do  IAV - Instituto Audio Visual da própria UniverCidade, que já conhecia o trabalho de Gabriela e sugeriu uma exposição individual da artista que envolvesse o tema "Livros". Como já vinha trabalhando com livros desde 2004, viu esse convite como uma ótima oportunidade de se aprofundar mais ainda no seu trabalho sobre o tema:
 - "Eu pude pensar no livro como estrutura e todas as suas partes... de uma forma plástica, bonita e que pudesse expressar um sentimento... eu resolvi juntar o meu amor aos livros e o meu amor ao amor. Por eu ser uma pessoa apaixonada... não só o amor romântico, mas o amor que nós temos pelo que fazemos, pelos nossos amigos."

Gabriela me explicou que os artistas geralmente utilizam os livros prontos para fazer suas obras artísticas, o que ela fez foi diferente. Ela utilizou todas as partes do livro e os construiu a partir de uma idéia, livros inéditos, desenvolvidos em cima de temas como: "O Amor Machuca" e "Você Sempre me Traz Flores".
 - "Eu acredito que o meu oficio de encadernadora, de criar livros, me ajudou, me deu essa técnica para poder viajar e imaginar como isso poderia ser ."

Os materias utilizados nas obras são: papel, madeira, linha de encadernação, fita de cetim, arame, tecido de encadernação, espelhos e papelão revestido de tecido.

Declaração de Gabriela sobre os livros:

- "O livro ainda tem muito a dizer, ele ainda tem muito espaço na vida contemporânea, porque tem pessoas que dizem que ele vai acabar, que como objeto não vai existir mais... e a arte vem aqui para dizer isso, que ela pode se apropriar de objetos do cotidiano de uma forma inusitada. O modelo do livro que nós conhecemos veio do Século I, ou seja é um design de objeto bem sucedido."

As palavras abaixo estão impressas na parede da galeria da UniverCidade, aonde estão expostas as obras de Gariela. Foram escritas pelo marido da artista, que também é artista plástico.
Resoli transcrever aqui para vocês, pois contêm um pouco da doçura e delicadeza das obras.

"Fugiram os livros da estante sonhando conhecer tudo aquilo que havia dentro das suas páginas, ora fatos vagos, ora poesias, ora imagens, ora orações, ora letras soltas, ora paixões, ora nada e tudo, e tudo sempre com amor.

Os livros de Gabriela são de um amor delicado, feito de fios e tramas. Os livros de Gabriela vivem desse amor delicado, de afeto e de paixão. Os livros de Gabriela viverão sempre desse amor de livros, eterno, passado, perene, vivido, sonhado..."

Gabriela já teve alguns convites para levar a sua exposição para outras galerias, mas ainda não tem nenhuma data fechada.

Eu fico muito agradecida de poder ter tido a oportunidade de entrevistar uma artista que me comoveu tanto com as suas obras!
Essa dica é valiosa... a exposição fica até o dia 16 de outubro de 2011 na UniverCidade, Rua Saddock de Sá, nº 318 - Ipanema.


                                     


Gabriela e sua obra preferida: "Silêncio"


"Silêncio"

 
"Interseções"
                                               


"Você sempre me traz flores"


"O livro aberto"


"Amar dói"


Links de Gabriela Irigoyen



Beijos com amor...

.

2 comentários:

  1. Larissa, obrigada pelo texto sobre a exposição! Parabéns pela iniciativa de ter um blog sobre arte!
    Visitare sempre atrás de boas dicas sobre exposições, música e teatro! Bjs

    ResponderExcluir
  2. E você será sempre muito bem vinda!
    Quando tiver outros trabalhos me avise, para eu publicá-los aqui. Adorei a nossa entrevista. Beijos!

    ResponderExcluir